quinta-feira, 5 de março de 2009

Downplane

Esta é uma configuração rara. Acontece quando ambos os velames voam em sentido oposto e em direção ao solo. Em testes realizados verificou-se que embora seja um caso raro, podem ocorrer em casos de abertura simultânea. Nos downplanes estudados sempre envolvia “twist’, ou casos em que a bolsa do principal saia de forma irregular e o reserva já estava aberto.
Na maioria dos casos o que começou como um downplane acabou se tornando rapidamente em um side-by-side, sem qualquer interferência do pára-quedista. Nos casos em que o downplane não se desfez por si só e que o pára-quedista sentiu que não conseguiria desfazê-lo há questões quanto a que tipo de manobras o pára-quedista poderia fazer com os batoques do reserva para tentar mudar para um side-by-side. Tudo indica que este side-by-side seria a configuração mais provável em velame ainda com twist. Como não seria recomendável pousá-lo, deve-se desconectar o principal.

Pode-se supor que o motivo mais provável em uma situação deste tipo é um DAA disparado. Assim supõe-se também que o pára-quedista encontra-se a pouca altura, estando baixo, não há muito tempo para tentativas de melhorar a situação, quando o melhor é aproveitar este tempo para fazer a desconexão e procurar um bom lugar para pouso. Uma abertura simultânea requer uma avaliação rápida e uma atitude instantânea. Um downplane mergulha para o solo em uma velocidade espantosa, o melhor a fazer é desativar o Steven system (RSL), e desconectar o principal.


Conclusão: em um downplane, caso a altitude permita, desconecte o Steven system (RSL), e desconecte o velame principal.

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