Caros Amigos
Não é comum a CBPq pronunciar-se sobre um acidente fatal antes que tenha seu relatório concluído, mas devido a comoção deste caso em particular e para evitarem-se mais especulações do que as que já estão acontecendo, faço este pequeno pronunciamento em respeito a vítima, seus familiares, ao atleta que sofre no hospital e aos filiados da Confederação.
A capacidade da CBPq em punir com severidade diretamente os responsáveis por fatalidades como esta é muito pequena, visto que nossa jurisdição é apenas no âmbito esportivo e o máximo que podemos fazer é suspender ou tirar a licença de alguém que comprovadamente tenha responsabilidade por um acontecimento assim, algo que pouco pune quem quer que seja numa situação de tanta gravidade, afinal aconteceu uma MORTE e temos um FERIDO GRAVE padecendo num leito de hospital, porém, como ferramenta de auxílio a denuncias do Ministério Público contra eventuais dolos por parte de organizadores e/ou instrutores de atividades como esta, nossos relatórios tem se mostrado bem eficazes, das 12 (doze!!!) fatalidades que relatamos desde janeiro de 2.007; encaminhamos 5 para o Ministério Público e pelo menos 4 estão em andamento com ações contra os supostos infratores. Em definitivo, ninguém ainda foi punido, mas alguns já estão tendo que comparecer a inquéritos, averiguações e mesmo a audiências jurídicas. Nossa justiça como todos sabem é lenta, mas é implacável, pode levar tempo, mas se existir de fato alguma responsabilidade é inevitável a dura punição. Exemplos do passado temos diversos.
Também informo que em pouco mais de 48 horas após o terrível acidente, levantamos pelo menos 15 irregularidades comprovadas que ferem frontalmente o nosso Código Esportivo, muitas delas podem ser averiguadas por qualquer pessoa, mesmo leigos no esporte, bastando para isto confrontar as informações fidedignas recebidas pelos meios de comunicação (nomes, vídeos, imagens) com dados retirados do site oficial da CBPq. Nomes, cadastros, categorias envolvidas, confronatado-se com normas e códigos de onde podem ou não podem saltar, regularidade confederativa, tipo de salto, configuração de velames, tudo esta a mão de quem quiser pesquisar e todas levam a fatos que podem comprovar graves irregularidades, mas não é este nosso objetivo neste exato momento, tudo isto esta sendo feito com paciência e temperança para ser muito bem feito. Esta lista de irregularidades, afim de não prejudicar o andamento dos processos, abstenho-me de apresentar agora. Peço a todos também paciência e temperança, chegaremos lá e com a mais absoluta certeza os culpados, comprovando a existência deles, receberão a punição adequada.
Jorge Derviche Filho
Presidente da CBPq
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário